sábado, 25 de outubro de 2008

Relação sistemas circulatório e respiratório

Há uma ligação entre todos os sistemas do organismo, o que garante a vida, mas cabe uma relação especial nesse momento, entre os sistemas circulatório e respiratório. Nos pulmões é realizada a hematose, a troca de gases, oxigênio e gás carbônico. O oxigênio é transportado por células do sistema circulatório a todas as células do corpo. Da mesma forma que o gás carbônico é transportado, pelo sangue, como o oxigênio, até os pulmões para ser eliminado.

Diafragma



É um músculo que separa a cavidade toráxica da abdominal. É importante no processo de respiração. Localiza-se junto às vertebras lombares e as costelas inferiores. Tem três aberturas principais que possibilitam a passagem do esôfago, dos nervos, da artéria aorta, dos vasos do sistema linfático e dos vasos do tórax. Durante a inspiração esse músculo se contrai e ao distender-se aumenta a capacidade do tórax. Neste processo o ar tende a entrar nos pulmões para compensar o vazio gerado. Quando o músculo entra em relaxamento, o ar acumulado é expulso.  Os movimentos do diafragma também são importantes para: tosse, espirro, parto e no processo de defecação. Os movimentos do diafragma são involuntários e controlados pelo bulbo. O soluço é provocado por espasmos invuluntários do diafragma.

Asma Brônquica


É uma doença pulmonar caracterizada pela diminuição de constrição (pressão) dos bronquíolos. Pode ter diversas causas, a alérgica é a mais comum. A crise asmática ocorre quando a musculatura dos bronquíolos se contrai interruptamente. A mucosa que reveste os bronquíolos internamente se incha e produz muita secreção, contribuindo para diminuir a constrição dos condutos respiratórios. A dificuldade respiratória prejudica a oxigenação do sangue e em casos graves, pode ocorrer coloração azulada da pele e mucosas, provocada pelo acúmulo de gás carbônico no sangue.

Rinite Alérgica


É uma inflamação, devido a processos alérgicos, das mucosas que revestem as cavidades nasais. Como conseqüência da inflamação as células passam a produzir excesso de muco, que escorre pelas narinas. Surtos repetidos de rinite alérgica em crianças pode causar obstrução nasal definitiva, levando a alterações ósseas na base do crânio. As rinites tem forte componente emocional, afeto e boas condições psicológicas fazem parte do tratamento da doença.

Câncer de Pulmão


Sua principal causa é o hábito de fumar, 80% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas parassem de fumar. Células cancerosas que se originam nos pulmões multiplicam-se descontroladamente, podendo invadir outros tecidos do corpo, originando novos tumores.

Enfisema


O enfisema é muito raro em pessoas que nunca fumaram. É a obstrução completa dos bronquíolos, podendo ocorrer o rompimento das paredes alveolares formando grandes cavidades. Isso diminui a eficiência dos pulmões em absorver oxigênio, o coração se sobrecarrega como forma de compensar a deficiência pulmonar, o que leva os pacientes a morte por insuficiência cardíaca.

Bronquite Crônica


Ocorre na maioria das vezes em fumantes ou ex-fumantes. Os bronquíolos secretam muito catarro, comprimindo-os e inflamando-os. Os cílios dos bronquíolos deixam de bater e o catarro e as partículas de sujeira inaladas vão se acumulando, dificultando a passagem do ar. A maior parte dos pacientes desenvolve enfisema. 

Tuberculose



É uma infecção bacteriana. A bactéria se instala geralmente nos pulmões, os alvéolos pulmonares inflamam-se e sofrem morte celular. As lesões de uma primeira infecção tuberculosa se curam espontaneamente, mas no caso de uma segunda infecção, a bactéria pode se alastrar e atingir outros órgãos além dos pulmões. Os sintomas são febre alta, fraqueza, falta de apetite e peso. Na prevenção usa-se a vacina BCG, evitar convivío com tuberculoso contagiante e só consumir leite pasteurizado ou fervido. O tratamento é feito pelo uso de antibióticos e em alguns casos com métodos cirurgicos. 

Pneumonia


É uma infecção pulmonar causada, na maioria das vezes, por bactérias, que se instalam nos pulmões provocando catarro e ruptura das paredes alveolares. Os sintomas são febre alta, falta de ar, dores no peito, expectoração de catarro viscoso, podendo ocorrer, inclusive sangramentos.

Coqueluche


É uma doença bacteriana que ocorre principalmente na infância. A bactéria da coqueluche instala-se na mucosa das vias respiratórias causando forte irritação e grande produção de catarro. A preveção da coqueluche é feita pela vacina tríplice, que  protege inclusive contra tétano e difteria.

Resfriado


O resfriado comum pode ser causado por vários tipos de vírus e o inverno é a época do ano em que nosso organismo fica mais propenso a infecção, pois nossas células se tornam mais vulneráveis a infecções. Os vírus se instalam nas células da cavidade nasal e da faringe, provocando inflamações, corisa, sensação de garganta seca, espirros, olhos lacrimejantes e febre.

sábado, 18 de outubro de 2008

Sinusite


A sinusite é uma inflamação de cavidades nos ossos da face, cavidades essas que tem comunicação com as fossas nasais e pode ser invadida por bactérias, desencadeando uma infecção. Na sinusite aguda, a pessoa sente dores em várias regiões da face e há corrimento nasal mucoso e às vezes com pus.

Fumar


Fumar compromete nosso sistema respiratório, podendo causar câncer de pulmão. No cigarro podem ter até 700 substâncias nocivas ao nosso organismo. Os prejudicados não são apenas os fumantes ativos, mas também os passivos, ou seja, quem inala a fumaça do cigarro, pessoas próximas a fumantes, a família por exemplo. Uma das substâncias presentes no cigarro é a nicotina que vícia o usuário. Os pulmões de fumantes são escuros, conseqüência da fumaça que é inalada quando fumam.

Respiração


A respiração é o processo pelo qual inala-se oxigênio do meio e exala-se gás carbônico. É uma troca de gases entre o ar e a corrente sangüínea pelo sistema respiratório. Consiste em inspiração e expiração. 

Sugestão de interatividade:  http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/atv1.htm

Pulmões



Os pulmões são dois órgãos de aspecto esponjoso. Sendo que o direito com três partes,  é maior que o esquerdo, com duas partes, por conta do posicionamento do coração. Nos pulmões estão os alveólos e as pleuras, que são membranas que recobrem os pulmões e os fixam na cavidade toráxica. No pulmão ocorre a hematoase e uma participação na regulação da temperatura corporal. Os pulmões estão protegidos pelas costelas.

Alvéolos Pulmonares



Nos alvéolos pulmonares ocorrem as trocas gasosas, hematose. Nos alvéolos tem muita concentração de oxigênio e pouca concentração de gás carbônico, e nos capilares sangüíneos o contrário, muita concentração de gás carbônico e pouca de oxigênio. É nos álveolos que é feita a passagem de oxigênio para os capilares e de gás carbônico para os alvéolos, e em seguida esse gás carbônico percorrerá todo o caminho das vias respiratórias, bronquíolos, brônquios, traquéia, laringe, faringe, fossas nasais, para ser expulso então, do nosso organismo. É a expiração.

Bronquíolos


Os brônquios vão dividindo-se progressivamente até passarem a ter dimensões microscópicas e então passam a chamar-se bronquíolos. As divisões dos bronquíolos por sua vez, dão lugar aos bronquíolos terminais, que abrem-se no conduto alveolar, de onde derivam os sacos aéreos. A parede de cada conduto alveolar e saco aéreo está formada de várias unidades chamadas alveólos. Sintéticamente, os brônquios e bronquíolos direcionam o ar para dentro dos pulmões e terminam em milhares de sacos, os alvéolos pulmonares.

Traquéia e Brônquios


A traquéia localiza-se no pescoço, e situa-se entre a laringe e os brônquios. É um tubo revestido por anéis cartilaginosos. Pode-se sentir esses anéis tocando abaixo do pomo-de-adão. Na região superior do peito a traquéia divide-se em duas, originando os brônquios, que são dois tubos curtos, com anéis de cartilagem também, e conduzem o ar até os pulmões. A traquéia e os brônquios são recobertos internamente por um epitélio ciliado que é rico em células produtoras de muco. O muco, filtrador, "varre" as impurezas em direção à garganta com a ajuda dos cílios. Quando chega na faringe, o muco e as impurezas são engolidas com a saliva.

Laringe


A laringe é um tubo sustentado por cartilagens. É nela que a voz é produzida. Situa-se entre a faringe e a traquéia. O pomo-de-adão, a saliência que temos no pescoço é uma das partes da laringe. A entrada da laringe chama-se glote e acima dela está a válvula epiglote, que impede a entrada do alimento que engolimos em nossas vias respiratórias. O revestimento interno da laringe possui pregas, ou cordas vocais. A vibração do ar, vindo dos pulmões provoca a formação de sons, que são ampliados pela laringe. Esses sons são mudados pela faringe, pela boca, pela língua e pelo nariz, nos permitindo articular palavras e diversos sons.

Faringe


A faringe é um tubo muscular e membranoso comum a dois sistemas, o digestivo e o circulatório. Comunica-se com a boca e com as fossas nasais. Comumente chamada de garganta é ladeada por gandes vasos sanguíneos. Pode ser divida em três partes, faringe superior, faringe bucal e faringe inferior. O ar inspirado pelas narinas e pela boca passa pela faringe e é conduzido à laringe.

Fossas Nasais


Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que vão das narinas até a faringe, são revestidas pela mucosa nasal, que por sua vez, apresenta pêlos e produz uma substância, o muco. O muco lubrifica a mucosa e funciona como um filtro para impurezas. As fossas estão separadas entre si por uma parede de cartilagem que termina na faringe. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo olfato. As fossas nasais são responsáveis por filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado.

Sistema Respiratório


O sistema respiratório humano é constituído por órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares, são eles: as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos, os alvéolos e os pulmões.

Campanha Publicitária

O Cowboy da Marlboro

Wayne McLaren, foi um ator americano que ficou famoso fazendo propagandas de cigarros da marca Marlboro, como um cowboy. Morreu aos 51 anos com câncer de pulmão. Aqui no Brasil, após a morte de Wayne, o Ministério da Saúde criou uma campanha publicitária com analogias ao “Mundo de Marlboro” e com a mensagem: “Sabe aquele cowboy da propaganda de cigarro: morreu de câncer”. Wayne, marcou consumidores e admiradores especialmente aqui no Brasil, era conhecido como o vaqueiro de um cavalo só. Mesmo com a marca negativa do câncer de pulmão, efeito da campanha publicitária, a Marlboro sobrevive, sendo inclusive, uma das marcas de valor incalculável, nos remetendo ao mundo dos símbolos, um ideário que em outras épocas incentivou o desejo de fumar.

Sugestão de filme: Obrigado por fumar. Esse filme trata do investimento feito em campanhas pró-cigarro e retrata a situação do cowboy da Marlboro.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sistema Respiratório

Colégio Visão
Aluna: Sarah Schmidt Iahn
Turma: 101
Professor: Alexandre
Matéria: Biologia

SISTEMA RESPIRATÓRIO